Teoria: Elodin é um Chandriano.

 Antes de qualquer coisa vou ressaltar que essa teoria parte de princípios ora hipotéticos, ora citações.

1)Primeiramente, o que é o Chadriano?
Já na sinopse do livro temos a seguinte frase:

"O lendário e misterioso grupo que assassinou sua família." 

O autor se refere ao chandriano como um grupo misterioso e assassino, pois assassinaram a família de Kvothe.

 2)Quem é Elodin?

Elodin é o Nomeador-Mor da Universidade. Um homem misterioso (o que se encaixa perfeitamente na descrição do autor sobre o Chandriano) com um passado obscuro.

  "-Nomeador-Mor - manisfestou-se Elodin, que me sorriu de verdade. Não foi só um curvar superficial dos lábios, mas um sorriso caloroso, cheio de dentes. Dei um suspiro trêmulo, aliviado por haver ao menos uma pessoa presente que não parecia ansiosa por me pendurar pelos polegares."
                                                                                  O nome do vento, página 257, capítulo "No chifre".

Elodin simpatizou-se rapidamente por Kvothe. Será que há algum motivo por trás dessa empatia? Uma hipótese minha é de que Elodin pode ter sido cúmplice no assassinato dos pais de Kvothe, e já que conhecia o menino, ficou feliz por tê-lo sob seus olhos. Mas um contra-argumento pode ser usado nesse caso: Kvothe não o reconheceria? É de fato complicado, mas Kvothe não via os rostos dos Chandriano direito porque havia fumaça no local.

"Retalhos dispersos de fumaça se elevavam no ar parado do crepúsculo. Fazia silêncio, como se todos da trupe estivessem à escuta de algo. Como se todos prendessem a respiração. Um vento indolente pelejava com folhas das árvores, e soprou um retalho de fumaça como uma nuvem baixa na minha direção. deixei a floresta e atravessei a fumaça, caminhando para o acampamento. [...]Todas as chamas tinham um toque azulado, o que tornava a cena onírica e surreal. Ouvi vozes. Espiando pelo canto da carroça de Shandi, vi vários homens e mulheres desconhecidos sentados ao redor de uma fogueira. A fogueira de meus pais. "
                                                                       O nome do vento, páginas 116 e 117, capítulo "Esperança".
 
Conclui-se que as estórias contadas no livro sobre o Chandriano tem algumas verdades. E uma delas é crucial para essa teoria: O fogo azul é um símbolo da chegada dos Chandriano.

3)Uma característica de Elodin:
 Uma conversa entre Kvothe, Wil e Sim nos revela um pouco do passado de Elodin:

                             "-E quanto ao Elodin? - Interrompi.
                              Os dois me olharam perplexos.
                               - O que tem ele? - perguntou Simmon.
                              - Ele parece bem agradável. Não poderia ser meu orientador nos estudos?
                              Simmon caiu na gargalhada. Wilem deu um raro sorriso.
                               [...] - O Elodin não ensina nada - Explicou Sim. - A não ser, talvez, esquisitice                                   avançada.
                               [...] - O Elodin era Reitor uns cinco anos atrás.
                               [...] - Como eu ia dizendo, o Elodin foi o mais novo a ser admitido, o mais novo a                               se tornar arcanista e o mais novo a se tornar Reitor.
                              - Mesmo assim, você tem que admitir que ele é meio esquisito para ser Reitor -                                     insisti.
                              - Não naquela época - objetou Simmon, com ar sisudo. - Foi antes de acontecer.
                              Como não disse mais nada, intigueio-o:
                              - Acontecer o quê?
                              Wil encolheu os ombros.
                              - Alguma coisa. Eles não falam do assunto. Deixaram o Elodin trancado no                                           Aluadouro até ele reapertar a maioria de seus parafusos.
                               [...] - Enfim - acrescentou Sim, em voz baixa - , ouvi dizer que não o soltaram do                                  Aluadouro. Eu soube que ele fugiu.
                               - Nenhum arcanista que se preze pode ser mantido numa cela - observei - Não é                                    de admirar.
                               - Você já esteve lá? - perguntou Simmon. - O lugar foi construído para manter                                    os arcanistas trancados. Todo de pedra endentada. Guardas nas portas e                                           janelas - disse e abanou a cabeça. - Não consigo imaginar como alguém                                             conseguiria sair, nem mesmo um dos professores."
                                                                    O nome do vento, páginas 294 e 295, cap. "O vidro ardente".

Então fica fácil saber que Elodin era esquisito e forte (uma força superior, fora do comum - o que fortalece a teoria. Ele pode facilmente fazer parte de um grupo como o Chandriano). 
Mas, continuamos descobrindo novas características:

                              " - O que eu tenho de fazer para estudar a arte de nomear, sob sua orientação?
                                Ele me fitou calmamente, avaliando-me.
                                - Pule. Pule deste telhado.
                                Foi nesse momento que me dei conta de que tudo fora um teste. Elodin estivera me avaliando desde o momento em que nos encontráramos. Sentia um respeito relutante por minha tenacidade e ficara surpreso por eu haver notado algo estranho no ar de seu quarto. Estava prestes a me aceitar como aluno."
                                                O nome do vento, página 307, cap. "O vento eternamente mutável".  

O fato de que Elodin adora testar as pessoas é um dos fatores que contribui para a afirmação de que ele é um Chandriano, pois ele era o mecenas de Denna.

     "- ... um cavalheiro mais velho se apresentou a mim. Conversamos, travamos conhecimento um com o outro... - disse ela (Denna, encolhendo os ombros e me olhando de lado, quase envergonhada. - Tenho me encontrado com ele desde então. Se tudo continuar a correr bem, acho que ele será meu mecenas antes do fim do ano."
                                            O nome do vento, página 499, cap. "Mordzulmo".  

Esse cavalheiro na qual Denna se refere é bem misterioso e não se apresentou formalmente para Denna. Então, Denna e Kvothe resolveram dar um nome para esse cara misterioso:

   " - Invente um nome para ele - sugeri.
     [...]
     - Ótimo - disse eu, pescando a folha na boca. Era amarela, em forma de ponta de lança. - O vento decidiu por nós. Mestre Freixo."
                                              O nome do Vento, página 501, cap. "Mordzulmo". 

Agora me perguntam o por quê dessa colocação. É um fato curioso. Vejamos:
Quando Kvothe é perseguido ao voltar para a Universidade (Ele estava com Deoch, procurando Denna), ele tomou um susto com os dois homens que queriam o matar a mando de Ambrose. Mas ele se salva e vai parar na Casa do Vento, assim nomeado por Elodin.

    " - Hoje está especialmente bom, não é?
     [...]
     - Mestre Elodin... - comecei, mas me contive. Não fazia ideia do que poderia dizer numa situação como aquela.
     - Por Favor, aqui somos todos amigos. Fique à vontade para me chamar por meu primeiro nome: Mestre - disse ele. Deu-me um sorriso preguiçoso e tornou a olhar para o pátio lá embaixo."
                                                   O nome do vento, página 469, cap. "Vento ou capricho feminino".

Agora reparem a semelhança:
Me chame apenas pelo meu primeiro nome, Mestre. 
Mestre Freixo.

Claro que é equivocado afirmar que Elodin é o futuro mecenas de Denna apenas com essa semelhança, mas não paramos por aí. 

Como já foi dito, Elodin é um cara que gosta de aplicar testes às pessoas:

" Houve outro clarão. Parecia realmente estar vindo dos penedos, o que significava que, se era uma chama, era das grandes. Pelo menos de uma fogueira várias vezes maior que a nossa.
  - Você disse que o seu mecenas tinha um modo de lhe fazer sinais - comentei, devagar. - Não quero me intrometer, mas, será que...
  - Não. Não tem nada a ver com fogo azul - retrucou ela, rindo baixinho do meu embaraço. - Isso seria sinistro demais, até para ele."
                                                                    O nome do vento, página 528, cap. "Marco do percurso".


Eis que nesse trecho Kvothe desconfia do futuro mecenas de Denna. Mas ela negou. Porém, vejamos o contexto. Kvothe foi para uma cidade que nunca fora antes, procurar por informações sobre o Chandriano, e nesse lugar houve um casamento em que as pessoas envolvidas foram mortas pelo Chandriano. O fator X da questão é que o mecenas de Denna que a levou para aquele lugar, um pouco antes do casamento. Qué dizê...

Outro fator é que dias após o casamento, Denna e Kvothe foram em busca de informações, tanto do Chandriano quanto do mecenas. E em um desses dias, um dracus deu sinal de vida, atacando-os.Mas, rapidamente é descartada a opção de que o dracus foi o malfeitor do casamento, já que ele é incapaz disso. 

" - O dracus não pode ter sido o responsável pelo que aconteceu na fazendo dos Mauthen - comentou, mostrando a terra e a relva bastante revolvidas. - Não havia nenhum desses estragos por lá.
 - Não estou pensando na fazenda. Acho que o mecenas de alguém andou cortando um dobrado ontem à noite com uma fogueirinha animada...
 A expressão de Denna toldou-se:
 - E o dracus a viu.
 - Eu não me preocuparia com isso - apressei-me a dizer - Se ele é esperto como você diz, é provável que esteja tão seguro quanto são as casas.
 - Mostre-me uma casa que fique a salvo daquela coisa - retrucou ela em tom soturno, devolvendo-me a pedra-loden. - Vamos dar uma olhada."
                                        O nome do Vento, página 540, cap. "Penedos".

Obs: Fazenda dos Mauthen é o lugar onde ocorreu a chacina do casamento. 

Enfim, o fogo da fogueira do mecenas era azul. O que nos leva a crer que ele sabe muito sobre o Chandriano. O fato de que o mecenas de Denna, Tão parecido com Elodin, ter a levado para a fazenda um dia antes do casamento é suspeito.

Conclui-se que:
*Elodin é um cara misterioso e que gosta de fazer testes;
*Mecenas de Denna é um cara misterioso e que gosta de fazer testes;
*Logo Elodin é o mecenas de Denna;
*Então, como o mecenas de Denna tem ligação com o Chandriano, Elodin também tem.

Não deu para fazer a teoria completa, pois fui fazê-la depois de dias que terminei de ler o livro. Mas, eu estarei procurando mais evidências que colaboram com a teoria. Ainda há a possibilidade de achar evidências que refutam essa ideia. Também estarei pondo-as aqui. 
No mais, isso é tudo pessoal.



Teoria feita por: HLRO




                          













21 comentários:

  1. Gostei da teoria, achei muito bem elaborada, boa parte das evidencias eu li e nem me dei conta na hora de que poderiam ter uma msg escondida, mas por outro lado acho que o Elodim não ensinaria o Kvothe a dominar o nome do vento se ele fosse realmente do chandriano, tendo em vista que o Kvothe tentaria matar ele com todos os recursos que ele tivesse assim que soubesse a verdade, portanto acho que não faz sentido o Elodin ensinar uma coisa tao poderosa pra alguem que tenha bons motivos pra tirar a vida dele.

    Mas eu sou péssimo em palpites kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Vix cara, foi mal se você chegou a ler a minha resposta, só depois que eu publiquei que fui ver esse blog não engloba O Temor do Sábio também, não quis dar spoilers, se você chegou a ler o comentário me desculpe

      Excluir
  2. Outra coisa é que o Elodin é realmente misterioso,mas qual seria agraça se ele não fosse?Além de ser totalmente maluco.Na minha teoria ele seria um dos Amyr isso tem mais lógica,afinal ele não demonstrou nada de obscuro e o Kvothe com certeza reconheceria a maldade em Elodin se ele fosse mesmo um chandriano.

    ResponderExcluir
  3. Telhu misericordioso, tens piedade de quem elaborou essa teoria.

    ResponderExcluir
  4. Talvez Elodin tenha gostado de Kvothe por ter visto o lado sombrio dentro dele. E elodin não precisa ser necessariamente parte do chandriano, Porém alguém que o busca. Acredito que Denna esteja sendo usada pelo Chandriano como fala no verso.

    "Quando na lareira azula o fogo,
    O que fazer? O que fazer?
    Correr para fora e se esconder.
    Se a luzente espada enferrujar,
    Em quem confiar? em que confiar?
    Sozinho permaneça; como pedra, enrijeça.
    Vês a mulher de neve caiada?
    Silente vem e sai calada.
    Qual é o seu plano? Qual é o seu plano?
    Chandriano. Chandriano."
    (O Nome do Vento, página 511).

    ResponderExcluir
  5. A denna fala que seu mecenas tem os cabelos grisalhos, o elodin é jovem, com cabelos ainda da cor que nasceram e mesmo se não fosse assim, ele não poderia fazer parte do chandriano porque o cethae diz que o kvothe só viu o chandriano 2 vezes, agora, alguma ligação é possível, embora muito improvável. Desculpem qualquer erro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele viu gris duas vezes, o que abre espaço pra poder ser verdade, o que eu não acho. E esse cara não deve ter lido o temor do sábio, por isso ele fez esse negócio aí. Tem nada haver

      Excluir
  6. A denna fala que seu mecenas tem os cabelos grisalhos, o elodin é jovem, com cabelos ainda da cor que nasceram e mesmo se não fosse assim, ele não poderia fazer parte do chandriano porque o cethae diz que o kvothe só viu o chandriano 2 vezes, agora, alguma ligação é possível, embora muito improvável. Desculpem qualquer erro.

    ResponderExcluir
  7. Ta mais fácil elodin ser o grande taborlin cara......

    ResponderExcluir
  8. Ta mais fácil elodin ser o grande taborlin cara......

    ResponderExcluir
  9. eu acho mais fácil o elodin e o loren serem amyr do que o elodin ser do chandriano, pq não matar ele logo? estão esperando o que? Fora que o patrick deixa tudo nas entrelinhas e o mestre freixo ou é o proprio gris ou o Brendon.

    ResponderExcluir
  10. Mais fácil o Cinder ser o patron da Denna, do que o Elodin, concordo com alguns comentários que falam da possibilidade dele(Elodin) ser dos Amyr, ficaria muito bom dessa forma..

    ResponderExcluir
  11. Ela chama o mestre freixo de freixo gris no capítulo 73 (poucos) do livro 1

    ResponderExcluir
  12. Acho que a pessoa que escreveu deve ter o pensamento que o mestre freixo é o chandriano. E como o chandriano "é o elodin", ele também é o mestre freixo. Mas cara, a teoria é muito boa, o Elodin pode até ser o Mestre freixo, mas acho que ele não é o chandriano.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Gostei da teoria, mas acho mais provável que ele seja um dos Amyr... talvez seja ele quem tirou os livros do Arquivo. Também já li uma teoria que dizia que ele ficou louco porque encontrou o cthae

    ResponderExcluir
  15. Está mais fácil o Elodin ser o Grande Taborlin do que um membro do Chandriano. Acho que os únicos que tem chance de ser membro do chandriano são o Mestre Freixo Gris e o Abenthy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Abenthy se comportou igual o Mestre freixo antes do ataque ao casamento, pois ele conviveu com as vitimas do Chandriano e quando ele partiu as coisas aconteceram assim como o mestre Freixo fez.
      Também tenho essa suspeita sobre o Abenthy.

      Excluir